Pesquisar este blog

Todos somos um pouco de Fênix...

A cada dia recebemos um presente...a chance de recomeçar novamente e dar continuidade aos nossos planos!!



20/08/2009

... Atraindo a prosperidade através da gastronomia!!

Add caption




...Bem, resolvi falar hoje sobre algo muito interessante que é a gastronomia! E já unindo o útil ao agradável, vou fazer uma breve relação entre os alimentos e os elementos da natureza.
Cada vez que você cozinha, são colocados em ação 4 elementos mágicos . O fogo vem do calor do forno ou do fogão, o ar vem do vapor que se desprende do cozimento, a terra vem das hortaliças, cereais, ervas e temperos, e a água do líquido usado no preparo dos alimentos. Assim, todos os alimentos que são extraídos da terra possuem uma relacão direta com os planetas e elementos e estes exercem uma influência mágica no que preparamos (consciente ou inconscientemente). A cozinha é e sempre será um grande laboratório de alquimia, é o lugar onde acontecem as transmutações dos alimentos e isso é muito interessante...pra quem gosta, é claro!!

Quer um exemplo disso? A cultura italiana trouxe o ritual do Nhoque da Sorte, que deve ser preparado no dia 29 de cada mês, para trazer a sorte da prosperidade para os que dele se nutrem. Muitos podem agora estar pensando: não há comprovação científica ou é lenda, ou o que acharem melhor...respeito a opinião alheia. Agora que é um fato e disso ninguém pode discordar é que cada cultura possui suas tradições, vindas dos ancestrais e que vêm sendo mantidas de gerações em gerações! Assim, a crença é mais forte...e sei que a intenção é mais poderosa fórmula para qualquer coisa nessa vida. Por isso, sempre que você for cozinhar, pense sempre em coisas boas, se possível ouça músicas alegres, prepare com atenção e vontade, pois você e todos que saborearem a sua comida sentirão "as energias" que você ativou na hora do preparo. Se você não está bem, ou de mal humor ou com raiva...não deposite isso nos alimentos, ou se alguém preparou com estes sentimentos, logo, todos que comeram sentirão os efeitos na sua digestão (azia, indigestão, peso...e até problemas intestinais)!


Farei uma lista das propriedades mágicas de algumas ervas e alimentos:


açafrão -proteção;
alcaparra - potência e amor;
alecrim - proteção e purificação;
alho - saúde e proteção;
amêndoa - prosperidade;
anis - estrelado - sorte;
arroz -fertilidade e prosperidade;
batata - saúde;
beterraba - amor;
camomila - dinheiro, amor e sono tranquilo;
canela - erotismo, sucesso e prosperidade;
cebola - proteção e saúde;
cenoura - fertilidade;
cereja - amor;
cravo-da-índia - proteção e afrodisíaco;
erva - cidreira- saúde, amor e sucesso;
erva - doce - proteção;
ervilha - prosperidade e amor;
feijão - prosperidade e harmonia;
gengibre - erotismo, vigor e poderes mágicos;
gergelim - dinheiro;
laranja - prosperidade e fertilidade;
louro - proteção e prosperidade;
maçã - amor e desejo;
manjerona - amor, saúde e proteção;
morango - amor e erotismo;
noz moscada - sorte e dinheiro;
romã - dinheiro e sorte;
salsa - proteção e purificação;
sálvia - sabedoria e proteção;
trigo - fertilidade e prosperidade;
uva - fertilidade, amizade e dinheiro;

Além destas propriedades, você pode relacionar o preparo dos alimentos com os dias da semana e obter a energia necessária para o que deseja.


Segunda-feira: é o dia regido pela Lua. Com esta influência favorecerá todos os assuntos relacionados ao lar e assuntos familiares. Tudo o que apóia e constrói, assim como tudo o que faz bem aos outros. Na segunda-feira você pode preparar um prato delicioso para alguém, com a intenção de cura e compaixão por exemplo. A energia da Lua favorece a paz, o sono, a cura, a compaixão, os amigos, a capacidade psíquica, a purificação e a fertilidade.

Terça-feira: é o dia governado por Marte. Elemento fogo, podem ser preparados alimentos sempre em busca da coragem, iniciativa e determinação para vencer (os alimentos de cor vermelha são de Marte), porém, cuidado com os sentimentos negativos na hora do preparo, pois este dia sendo deste planeta, favorece às brigas e desentendimentos, assim como raiva e agressão. Então, neste dia, procure sempre cuidar dos seus pensamentos na hora de cozinhar. Por outro lado, este dia favorece a energia da paixão, o sexo, a coragem e a proteção.


Quarta-feira: é governada pelo planeta Mercúrio. A primeira vista esta energia pode ser dual, confusa e mutante, sendo o planeta do movimento, por outro lado, é o dia das trocas e negociações, este dia ajuda a tornar mágicos os pensamentos, favorece os estudos, os planos de viagem, a sabedoria.

Quinta-feira: é o dia governado pelo maior dos planetas, Júpiter. O Deus-Pai dos romanos representa o poder e a força, a prosperidade e a propriedade. Se a questão for ter mais dinheiro, fartura e abundância, trate de cozinhar pensando nisso na quinta-feira, pois este dia favorece todos os assuntos relacionados a expansão, generosidade, prosperidade e abundância. (O Nhoque pode ser feito sempre nas quintas-feiras preparando e pensando que você é merecedor da sorte, prosperidade e fartura na sua vida).




Sexta-feira: dia dedicado a Vênus ou Afrodite. Afrodite é a deusa do amor da mitologia grega, porém foi absorvida pela cultura romana como Vênus. Neste dia, tudo o que estiver relacionado ao amor, a amizade, a reconciliação e a beleza devem têm mais poder neste dia.




Sábado: Energia de Saturno, favorece a longevidade, os términos, o ambiente doméstico, as limpezas profundas e as residências em geral.




Domingo: Dia governado pelo Sol, elemento fogo. Dia adequado para a cura e tudo o que se refere a amizade. Favorece os pensamentos para adquirir força espiritual e pessoal, além de pedir proteção e entrar em contato com a espiritualidade.




Dica: assista ao filme antiguíssimo: Como água para chocolate. Drama Mexicano lançado em 1992. Dirigido por Alfonso Arau. (Este filme mostra o quanto os sentimentos de quem prepara os alimentos fica impregnado na energia destes, influenciando quem os saboreia).


Texto adaptado By Daiah
Extraído: Almanaque Wicca - 2009.
Creating Magic in the Kitchen, de Tammy Sullivan. Ed. Pensamento.







2 comentários:

grazielaardenghy disse...

Vou começar por limpar a casa nos s'abados. Sobre a intencao ser a mais poderosa formula da vida, tem-se ai muita coisa para refletir. There is a good point. Muito interessante...

Nilce disse...

Achei o máximo seu blog, ja estou seguindo, aprecio e admiro muito a cultura das ervas e suas propriedades.Como um bom amante da gastronomia montei um blog sobre isso, passa la pra dar uma olhada esta bem interessante!!!
Abraços